Bio

Poucas vozes ressoam mais profundamente e são mais autênticas do que LINA_.

LINA_ começou a cantar aos 10 anos de idade no Círculo Portuense de Ópera. Estudou no Conservatório de Música do Porto. Apaixonada por casas de fado. Gravou os álbuns de fado “Carolina” e “EnCantado”, assinados como Carolina, e editados pela Sony Music.

Sempre apaixonada pela obra de Amália, Lina revelou-se uma das suas melhores intérpretes. No projeto Lina_Raül Refree, a sua voz cruzou-se com a arte do premiado produtor catalão.

Artista residente do Clube de Fado, nos últimos anos, Lina_ apurou o dramatismo que o fado exige, no seu “habitat” natural, mas com a inventividade que só os verdadeiros artistas conseguem.

Esta inventividade, no caso do álbum partilhado por Raül Refree, valeu-lhe numerosas distinções e nomeações para prémios da imprensa e de instituições internacionais: nomeação para os Music Moves Europe Talent Awards, vitória no Preis Der Deutschen Schallplattenkritik, o troféu dos críticos de música alemães que passa, entre muitos outros, pela COUP DE COEUR 2020 atribuída pelo Prix de L’Académie Charles Cros.

Estas distinções foram também confirmadas em palcos internacionais de referência, numa extensa digressão que arrancou também aplausos do público da Fondation Cartier, da Mitsubishi Electric Hall, dos Festivais Eurosonic e La Mar de Músicas, entre muitos outros.

Agora, regressa, ainda mais poderosa, não só na sua inconfundível voz, mas também como compositora, na companhia do produtor e músico britânico Justin Adams, conhecido músico, compositor e produtor britânico, cúmplice de Robert Plant e da sua banda, e produtor de álbuns para Robert Plant, Rachid Taha, Tinariwen, Jah Wooble ou mais recentemente com Souad Massi, para além de colaborações com Brian Eno, Sinead O’ Connor e vários músicos árabes e africanos, como aconteceu com o músico Juldeh Camara da Gâmbia.

Reunidos em torno da poesia de Camões com uma sonoridade renovada, onde o centro é ainda e sempre a sua expressividade vocal, sensorial, palpitante, cheia de vida para nos tocar. LINA_ prepara-se para lançar o seu novo trabalho, um álbum que, como se ouvirá, coloca a poesia de Camões em cenários de melancolia e suspensão, mas também de celebração da existência, a editar em janeiro de 2024 pela Galileo Music.